Terrários das iguanas
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   As iguanas
   Alimentação das iguanas
   Comportamento das iguanas
   Lesões comuns
   Reprodução
   Terrários das iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Terrários das iguanas
26

Terrários das iguanasNão é um animal difícil de ter em cativeiro, como animal de estimação. O inconveniente principal é o espaço que requer. Uma iguana adulta pode facilmente viver numa habitação completa, mas devemos controlar muito bem a taxa de humidade e a temperatura e isso, numa habitação, é difícil de fazer. Por isso, o mais aconselhável é colocá-la num grande terrário especialmente concebido para ela.

Os terrários possuem portas de correr ou batentes sobre a parte lateral, o que permite uma aproximação lenta e fácil até ao seu réptil com o fim de não o stressar. Também possui ventilação baixa à frente e atrás, o que permite que o ar circule.

A iguana verde aumenta muito rapidamente de tamanho, alcançando em cativeiro cerca de metro e trinta centímetros, o que é aconselhável que o terrário seja grande logo desde princípio. As dimensões mínimas de este terrário são de 3 metros de comprimento por 1,5 metros de largura e 2 metros de altura.

O terrário deve dispor de ramos sólidos, uma lâmpada UV, uma lâmpada de aquece e uma lâmpada de noite para evitar que a temperatura baixe demasiado pela noite. Não coloques uma pedra que aquece no terrário pois a iguana correrá o perigo de ficar por cima dela todo o dia e poderá chegar a causar queimaduras graves.

A iguana deve dispor de um prato amplo de água e deve ter um ou vários esconderijos. O substrato (fundo da gaiola) pode ser de papel (visto que o espaço que há que cobrir, o papel é a opção menos custosa). Não te esqueças de instalar no terrário termómetros para controlar a temperatura e um higrómetro para a humidade.

A temperatura é muito importante num terrário. Esta não deve ser em nenhum caso inferior a 25ºC. O terrário deve dispor de duas zonas: uma quente, de 32 a 35ºC e uma mais fresca, de 26 a 28ºC. Pela noite, a temperatura deve descer um pouco (de 25 a 28ºC). É aconselhável utilizar um termóstato para variar a temperatura de dia e de noite.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   gaiolas, iguanas, répteis
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso