Lesões comuns
    Animais     Répteis     Iguanas     Lesões comuns
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   As iguanas
   Alimentação das iguanas
   Comportamento das iguanas
   Lesões comuns
   Reprodução
   Terrários das iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Lesões comuns
21

Lesões comunsNa continuação vamos oferecer-te uma pequena lista de possíveis lesões que a tua iguana pode ter. O nosso conselho é que ao notar os primeiros sintomas ou ao detectar pequenas mudanças de comportamento, comunica ao teu veterinário.

Descalcificação

A descalcificação é a lesão mais comum que surge na iguana verde que vivem em cativeiro. Esta lesão normalmente é o resultado de uma desnutrição ou uma alimentação desequilibrada. O problema agrava-se pela ausência de cálcio, de vitamina D3, de vitaminas e minerais. Os sintomas são numerosos: mandíbula inferior inchada, dificuldade em alimentar-se, membros inchados, …

Paralisação das patas traseiras e da cauda

É o resultado de uma deficiência em vitamina B1. A descalcificação também pode ser uma possível causa. A solução é um tratamento de injecção de vitaminas e minerais e uma mudança da dieta.

Abrasão do nariz e da face

As tentativas repetidas de escapar-se podem dar-lhe abrasões no nariz e na face. A iguana tem tendência a forçar e esfregar o nariz ao longo da sua gaiola à procura de uma eventual saída. A irritação constante do nariz e da cara terá como resultado umas cicatrizes permanentes e possíveis infecções bacterianas. É difícil impedir este problema, pelo que há que estar muito atento ao comportamento da iguana.

Queimaduras

As queimaduras são causadas por um contacto com uma fonte intensa de calor dentro do terrário. Para evitá-las, instale as lâmpadas num lugar que a sua iguana não possa alcançar. Os sintomas de queimaduras são uma pele de cor negra ou vermelha ou inclusive uma úlcera.

Infecção bacteriana

As infecções bacterianas são o resultado de uma exposição constante à humidade ou a um meio ambiente sujo. Algumas delas podem ter consequências fatais na sua iguana, pelo que é muito importante controlar a temperatura e o nível de humidade do terrário e manter este muito limpo.

Dedos feridos

Os dedos das iguanas são muito vulneráveis aos danos. É fácil que os dedos das unhas fiquem presos nas grades, tendo como resultado muita das vezes, roturas ou unhas partidas. Os danos surgem pois a iguana se assusta ao sentir-se pressionada.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   iguanas, répteis
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso