Examinar a serpente
    Animais     Répteis     Serpentes     Examinar a serpente
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   As serpentes
   As serpentes como animais de estimação
   Examinar a serpente
   Mordeduras das serpentes
   Origem das serpentes
   Serpentes venenosas
   Anacondas
   Boas
   Cascavéis
   Cobras
   Víboras
   Imagens de serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Examinar a serpente
10

Examinar a serpenteA escolha da nossa boa é o primeiro passo e o fundamental na altura de ter este animal como animal de estimação. Por isso, realizaremos um exame visual e táctil do animal para confirmarmos que ele está de boa saúde e tem um bom carácter. No exame físico no fixaremos nos olhos da serpente, deverão ser brilhantes e estar alerta.O seu corpo deverá ser arredondado e sem feridas. Se tem irregularidades pode dever-se a costelas partidas.

Quando a agarramos, normalmente se enroscará ao nosso braço. Se tirar a língua para fora frequentemente é sintoma de boa saúde. A boca também deve ser revista. Deverá estar limpa e sem feridas nem manchas. A sua saliva deve ser de uma cor transparente e a boca de cor rosada. Se tem pontos escuros movendo-se pelo corpo, normalmente são parasitas externos. Há que ter cuidado pois contagiam muito rapidamente. Se a serpente não se chatear demasiado com o exame, é sintoma do seu carácter ser dócil.

Espaço necessário: O espaço necessário que dispomos em casa é um facto importante pois as boas, juntamente com as anacondas e as pitões são serpentes gigantes, apesar destas três, a menor é a boa. Em concreto, as boas constritoras podem chegar a medir entre 2,5 a 5 metros quando adultas, pelo que necessitam de um espaço suficiente para tê-las em casa, de resto, quanto maior o espaço que tenham para poder mover-se, melhor. No mínimo, uma boa constritora adulta deverá ter um espaço de 2 metros. Devemos ter em conta o peso da serpente na altura de manejá-la, pois podem superar facilmente os 20 kg.

Longevidade: Para além de tudo isto, outro factor importante na altura de escolher este animal como animal de estimação é a sua longevidade. Estas serpentes alcançam facilmente os 20 anos de vida, pelo que deveremos ter isso em conta para mudanças futuras na nossa vida como por exemplo mudanças de casa, matrimónio, crianças, etc.

Manutenção: Para manter as boas bem alimentadas podemos comprar o seu alimento em lojas de animais. O custo será parecido ao de manter um cão. De adultas podem comer uns quatro coelhos por mês, mais ou menos, dependendo da espécie, do seu apetite, da época do ano, etc. São animais que comem uma vez por semana ou por quinzena, a limpeza do seu espaço deve ser realizado uma vez por mês, não requerem de muito tempo e não dão mau odor à casa. O lugar para tê-las chama-se terrário e deve ter umas dimensões adequadas ao tamanho da boa, deve contar com diversos aparelhos que lhes proporcionem o aquecimento e humidade que necessita.

Perigosidade: Tratando-as adequadamente e com cuidado, o risco se reduz ao mínimo. Ainda assim, não devemos esquecer que são animais selvagens com instintos. Podem acostumar-se à nossa presença para que as manipulemos, mas se algo as assusta, podem morder como reacção. Se algo que fazemos a chateia, também nos pode atacar. Outros casos de mordeduras é porque a serpente confundiu a mão do seu dono com comida.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   Boa, répteis, serpentes
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso