As tartarugas
    Animais     Répteis     Tartarugas     As tartarugas
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas
   As tartarugas
   Tartarugas terrestres
   Cuidados das tartarugas terrestres
   Tartarugas marinhas
   Ameaças das tartarugas marinhas
   Tartaruga-dos-Galápagos

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


As tartarugas
65

As tartarugasAs tartarugas podem tornar-se animais de estimação muito divertidas e interessantes. Poucos são aqueles que sabem o que é necessário para dar-lhes a atenção requerida. As tartarugas pertencem à ordem das Testudines, uma das ordens mais antigas de répteis.

As primeiras tartarugas evoluíram desde quase 200 milhões de anos atrás, na época dos dinossauros. As tartarugas se distinguem dos outros vertebrados por ter uma carapaça exterior que tem a função de proteger o seu corpo. Esse invólucro tem cavidades onde as tartarugas podem passar a sua cabeça, cauda e patas. As tartarugas são animais que se distinguem pelas suas mandíbulas sem dentes e pelas suas carapaças rijas.

As espécies de tartarugas terrestres têm pés pesados em carapaças em forma de cúpulas, enquanto as aquáticas ou marinhas têm os pés unidos por membranas e as suas carapaças são mais achatadas o que lhes facilita o nado. Independentemente de onde passem as suas vidas, todas as tartarugas necessitam de respirar ar e todas põem ovos na terra.

A tartaruga é conhecida popularmente como um animal inofensivo e pacífico, apesar de muitas delas serem caçadoras carnívoras. São amáveis com as pessoas, mas geralmente são tímidas e escondem-se dentro da sua carapaça em qualquer ocasião. As tartarugas são valorizadas como alimento em diferentes partes do mundo pela sua carne e pelos seus ovos. Devido à caça e outros factores, o número de exemplares deste animal está a ser reduzido até levá-las ao perigo de extinção.

Uma classificação das tartarugas que se realiza hoje em dia é comparada com a forma que elas têm a pôr a cabeça dentro da carapaça. Nesse sentido, temos as tartarugas “Pleurodiras”, que dobram o pescoço lateralmente. E as tartarugas “Criptodiras”, que escondem a cabeça metendo o pescoço no interior. Desta forma, temos dois grupos que por sua vez se dividem em outros, ficando então um esquema da seguinte forma:

Tartarugas Pleurodiras:

Afro-americanas y austro-africanas.

Tartarugas Criptodiras:

Tartarugas mordedoras, tartarugas marinhas de carapaça lisa, tartarugas marinhas Laúd, tartarugas de carapaça suave, tartarugas de Ciénaga, tartarugas fluviais, tartarugas centro americanas, tartarugas macrocéfalas, tartarugas semi-aquáticas e tartarugas terrestres.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   répteis, tartarugas
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso