Anacondas
    Animais     Répteis     Serpentes     Anacondas
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   As serpentes
   As serpentes como animais de estimação
   Examinar a serpente
   Mordeduras das serpentes
   Origem das serpentes
   Serpentes venenosas
   Anacondas
   Boas
   Cascavéis
   Cobras
   Víboras
   Imagens de serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Anacondas
55

Pertence à família das boas. Também é conhecida como “a boa de água”. Exagerou-se bastante sobre o tema do seu tamanho, mas normalmente não superam os 10 metros, chegando às vezes aos 12 metros. A anaconda é a maior serpente do mundo e o seu nome científico é de “eunectes murinus”. O seu diâmetro ronda os 30 centímetros e pesa aproximadamente 200 kg.

Vive perto das zonas fluviais e é uma excelente nadadora. De resto, é difícil encontrá-la fora de água pois passa a maior parte do seu tempo submersa, mostrando apenas a cabeça, pois os seus olhos e as suas fossas nasais estão na parte superior da sua cabeça. Podem permanecer até 10 minutos debaixo de água. A anaconda não é uma serpente venenosa, é constritora. Isto supõe então que ela mata as suas presas através da asfixia, enroscando com o seu corpo e impedindo que respirem, até que morram, ou afogando-as na água até que se afoguem.

Uma vez com a sua presa morta, a engole completamente. O processo de digestão pode demorar vários dias, inclusive se a presa for muito grande pode chegar às duas semanas. A anaconda entrará em letargia. As contracções musculares digestivas são tão fortes que podem ouvir-se dentro da serpente, os ossos da sua presa vão sendo triturados. É rara a vez que se move até que digere o que engoliu e volte a ter fome.

Anacondas

As anacondas são animais carnívoros. A sua alimentação se baseia em grandes roedores, peixes, rãs, pássaros e outros répteis aquáticos. A sua reprodução é ovovivípara. A sua gestação dura uns 6 meses e tem camadas de entre 20 a 50 crias, apesar de por vezes ter ainda mais. As crias ao nascerem medem cerca de um metro e são capazes de nadar e alimentarem-se por elas mesmas. Neste primeiro período é quando a anaconda fica mais vulnerável a ataques de outros animais maiores.

Como o resto dos animais ofídios, as anacondas são poiquilotérmicas, ou seja que não regulam a temperatura interna do seu corpo. Esta é a principal diferença que tem com as aves e os mamíferos, já que estes podem regular a sua temperatura corpora e por isso são chamados de animais de sangue quente. Por este motivo, as anacondas passam várias horas por dia ao sol ou à sombra, dependendo da temperatura ambiente, para que possam modificar a sua temperatura corporal. Quando chegar o frio, geralmente hibernam ou ficam em estado de letargia.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   Anaconda, répteis, serpentes
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso